domingo, 17 de setembro de 2017

ADAM SMITH – LINHA DO TEMPO

Eduardo Simões

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Fife_Scotland.JPG
Wikipedia
Não esquecer que “ness”, no inglês médio (falado após a conquista normanda), é o mesmo “cape” (cabo) ou "promontory" (promontório).

1723 – Adam Smith é batizado, na antiga paróquia de Saint Brisse ou Bryce, em 5 de junho de 1723. No seu batistério não consta, como era costume, que ele tenha nascido naquele dia, mas considerando o alto índice de mortalidade infantil da época, inclusive por complicações de parto, é de se crer que ele tenha nascido nesse dia – batizado às pressas, para não vir a morrer precocemente, “pagão”. Mas havia uma densa nuvem de tristeza pairando sobre seu nascimento: seu pai morrera alguns meses antes e a jovem viúva resolve batizar a criança com o nome exato do pai; nem um pós-nome, como Júnior, ou um número que o destacasse do falecido marido.

http://www.kingdombrass.org.uk/news230514.jpg
http://www.kingdombrass.org.uk

A Grã-Bretanha, dos gramados impecáveis e dos céus nublados, cinzentos, que ficariam ainda mais escuros e tristes após a revolução que estava por vir, e que o menino, que nesta igreja foi batizado, daria grande alento, aparentemente sem o perceber e desejar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário